O ensino do inglês no
Brasil, quase que em sua generalidade, sofre de uma defasagem relativa a
diversos fatores, entre eles: as difíceis condições em escolas públicas - falta
de recursos, professores mal remunerados e qualificados, turmas grandes – e, no
caso de escolas particulares, os altos valores cobrados e a ineficiência dos
cursos, para citar somente alguns elementos preponderantes.
As escolas públicas, além das condições físicas
geralmente precárias e do alto número de estudantes em sala de aula, oferece
também um currículo descompassado com a realidade em se tratando de línguas,
onde o conteúdo não ultrapassa regras básicas de gramática, interpretação de
textos simples e técnicas para responder questões de exames vestibular. Além
disso, a baixa remuneração dos professores não lhes permite uma constante
atualização das matérias ensinadas em sala de aula através de cursos, ou sequer
uma viagem para países onde a língua é falada parareciclagem de conteúdo.
Já no caso das escolas particulares, apesar de algumas
apresentarem metodologia altamente eficiente e valores mais competitivos, a
maioria ainda peca pela desatualização de seus métodos, que, ao invés de
primarem por resultados, buscam estender o vínculo com os clientes (alunos)
pelo maior tempo possível acima de tudo. O pensamento imediatista de mercado,
de receber o maior valor possível pelo prazo mais estendido, sobrepõe-se ao
principal propósito de sua existência: fazer com que os estudantes aprendam inglês.
Tendo como ponto de partida todos os problemas elencados
acima, surgiram então escolas onde a metodologia se adapta às reais
necessidades do mercado e produzem resultados extremamente satisfatórios tanto
para os estudantes como para o próprio business. São estes os métodos que
chamamos de Métodos Diretos, onde o aprendizado ocorre em uma velocidade muito
superior à das escolas tradicionais. As principais características dos Métodos
Diretos são a velocidade, a falta de tradução (as pessoas são
ensinadas a pensar diretamente no novo idioma) e o aprendizado através de conversação
inglês.
Os Métodos Diretos partem
do pressuposto que o ensino de um idioma deve seguir a mesma ordem cronológica
de como crianças o aprendem, ou seja, repetição-entendimento-conversação-escrita.
Para exemplificar, podemos dizer que nenhuma criança nasce sabendo
falar/escrever um idioma. Primeiramente, há a fase de repetição; onde ela
repetirá o que é dito ao seu redor mesmo sem entendimento nenhum do que está
fazendo (em sua mente, se todos fazem certos barulhos à sua volta, ela deve
fazer os mesmos barulhos para poder se inserir no meio). Em seguida, ela começa
a compreender o que os barulhos significam. Após isso, ela começa a produzir
seus próprios sons independentemente, pois já pode formar ideias mais complexas
em sua cabeça. Ela já pratica regras gramaticais mesmo sem ter conhecimento
teórico delas. Quando já tem idade o suficiente para ir à escola é que vai
aprender a escrever e a descrever as regras que regem seu idioma.
Os Métodos Diretos tentam então reproduzir todo este
processo porém com um adulto/adolescente, e em tempo menor (o tempo de curso de
Métodos Diretos é, em média, de 2 anos). O ensino passa a ser, como resultado
desse processo, muito mais veloz e eficaz, pois segue a ordem natural das
competências. Além disso, torna-se muito mais dinâmico e divertido, pois é
consenso geral que a parte mais monótona do estudo de línguas é a gramática.
Nos Métodos Diretos, até a gramática torna-se menos maçante pois quando chega a
hora de aprender as regras gramaticais, o estudante já
sabe utilizá-las na prática.
A A2Z School of English apresenta o Método A2Z, que é um método direto de
ensino de idiomas. A utilização do Método A2Z transformou a escola em uma
marca mundialmente reconhecida, que preza por resultados acima de tudo.
Presente em diversos países, a A2Z School od English é uma
oportunidade única tanto para quem lá estuda quanto para quem tem interesse em
abrir uma franquia. Aqui está mais
atualização http://a2zenglish.com.br
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